sábado, 24 de junho de 2017

Remover manchas de cera

Oi gente!!!

A dica de hoje é de como remover manchas de cera em roupas, tapetes e sofás, pois coisa chata é uma mancha nas roupas e em  outros lugares. E uma mancha de cera então? Pior ainda, pois a maioria das pessoas possui certa dificuldade em executar essa tarefa. Veja algumas dicas de como se livrar desse probleminha:

Remover manchas de cera de roupas e tecidos laváveis

Primeira coisa que deve ser feita é deixe a cera secar. Não importa a forma adotada para a remoção da cera, você obterá melhor resultados se esperar até que ela seque.
Raspe o excesso de cera com uma faca ou outro objeto próprio para o efeito. Se a cera ainda estiver macia, coloque a roupa no congelador para endurecê-la, raspando-a somente depois de estar consistente ou aplique gelo no local.

Para remover a cera restante, coloque a área afetada entre folhas de papel limpo (ou papel pardo ou mesmo aquela saco de papel que muitas vezes vêm o pão) e pressione o tecido com um ferro quente, sem vapor. Este processo irá transferir a cera para o papel Mude as toalhas de papel frequentemente, a fim de não propagar a mancha de cera para outras áreas da roupa.
Caso você não tenha ou não queria usar um ferro de passar roupas, use um secador de cabelo.  É possível encontrar outras fontes de calor para aplicar na cera para que você seja capaz de derretê-la e removê-la.
Removida a cera, lave a peça com água quente (temperatura que o tecido permitir ) e lave com alvejante ou um produto para roupa delicada, se o tecido for de cor. Certifique-se que a mancha desapareceu e repita a operação, se necessário.
Se este processo não funcionar, o próximo passo para a remoção da mancha de cera é espalhar um produto de limpeza a seco sobre a mancha e, uma vez removida, lavar como de costume.

Remover manchas de cera do sofá, tapetes ou colchão

Deixe a cera secar, raspe o excesso de cera com uma faca ou outro objeto adequado. Se a cera ainda não tiver endurecido, coloque gelo num saco plástico e ponha sobre a cera. Tenha, no entanto, o cuidado de não molhar o local com o gelo, pois isso tornará mais difícil a remoção da mancha.
Depois de raspar a camada excessiva de cera, elimine a restante com um pano branco limpo e um solvente de limpeza a seco (teste o produto numa área escondida para ter certeza de que é seguro). Em seguida, esfregue a mancha até que o solvente de limpeza seja absorvido.
Repita a operação até a mancha estar completamente eliminada.
Poderá também remover a cera da vela usando um ferro quente depois de ter raspado, tanto quanto possível, a camada superficial. Para fazer isso, siga estes passos:
Após a raspagem, passe a área manchada com um pano limpo e branco.
Ponha a ponta do ferro quente sobre o pano, onde se encontra a mancha, para a transferir do tapete para o pano. Deverá substituir ou mudar o pano de posição com frequência, tomando o cuidado para não espalhar a mancha.

Dicas:

Em vez de uma faca, você pode usar uma espátula para raspar a cera da roupa.
Você pode usar os mesmos procedimentos para remover cera de outros tecidos também, como panos de prato.
Cuidado ao usar o ferro de passar sobre algum móvel da sua casa. Se ele não for testado antes, você pode acabar com um buraco da forma do ferro na sua roupa.
Tome cuidado com as velas. Elas representam um risco de incêndio.
Sempre verifique a etiqueta de lavagem das roupas antes de aplicar qualquer produto a elas.
Caso você não tenha um ferro de passar, use uma chapinha de cabelo ou secador de cabelo.

Cuidado ao ferver a água. Use luvas de borracha ao manusear itens até a máquina de lavar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário