domingo, 28 de maio de 2017

Como planejar um chá de bebê

Olá pessoas lindas!!!

       Faz um tempinho que algumas seguidoras pedem para postar sobre dicas para grávidas e eventos que ocorrem nesse período cheio de amor. Então estarei começando com o tema mais pedido sobre essa fase: Chá de bebê! Então o post de hoje é sobre como planejar esse evento. E no decorrer da semana estarei postando mais sugestões, detalhes específicos e dicas.

     Descobriu que está grávida? Ou tem uma amiga grávida? Quantas coisas na cabeça para planejar nesse período. E uma delas é como organizar o enxoval do bebê. Uma das formas de conseguir montar um enxoval bem fofinho para seu bebê é através da ajuda dos familiares e amigos. Além dos lindos e carinhosos presentinhos que as grávidas recebem uma opção para ajudar a montar o enxoval do bebê é através do famoso chá de bebê.

     O maior propósito do chá de bebê ou chá de fraldas é celebrar a chegada do bebê com parentes e amigos. Mas essa tarefa de organizar um chá de bebê pode ser também não só da mamãe, e sim da madrinha do bebê, irmã, amigas, tias, primas… a única tarefa da gestante é ajudar na escolha dos presentes, quitutes, lista de convidados e estar toda linda e feliz  no dia da festa! E muitas vezes, os amigos fazem uma surpresinha para a grávida e fazem o chá de bebê surpresa.
Veja algumas etapas que você seguir para poder planejar esse momento de descontração e alegria:

Lista de convidados
A lista de convidados é uma das primeiras coisas a fazer, pois todas as outras etapas dependem dela para serem definidas. Com a quantidade de pessoas que serão convidadas é possível definir o local que será realizado, quantidade de convites, de mesas e cadeiras, de lembrancinhas, de comidas e bebidas.
Outro ponto a definir é se a festa será apenas para mulheres ou os homens também serão convidados? Nos chás de bebês mais modernos é cada vez mais comum os homens também participarem do chá de bebê, porém quando eles participam a organização requer mais cuidado para que todos se divirtam.

Data, horário e duração
A data deve ser em um final de semana para que todos possam participar.
O horário do chá de bebê é decidido antes ou em conjunto com o local, pois dependerá do horário para definir os comes e bebes.
A duração média de um chá de bebê é de 2 horas, desta forma a festa estará sempre animada e a mamãe não ficará tão cansada. Caso seja servida alguma refeição o tempo pode se estender por mais 1 hora.

Escolher o local para o chá de bebê

O local pode ser a casa de alguma amiga, salão de prédio, chácara, clube. O importante é que comporte todos os convidados, principalmente se você optar por um almoço, jantar ou churrasco precisará ter além das cadeiras, mesas para comportar todos os participantes. Estarei fazendo o post nesta semana com mais detalhes sobre esse item do planejamento do seu chá de bebê.

Tema para chás de bebê

Depois de escolhido o local que ocorrerá o chá de bebê é momento de escolher o tema, pois antes mesmo de começar a criar convites e decorações, é útil organizá-los em um tema. São muitas opções de temas, mas o ideal que reflita a personalidade e as preferências da futura mamãe ou ser centralizado no novo bebê. Por exemplo, se você não sabe o sexo do bebê, poderia criar um tema com gravatas-borboletas e borboletas ou com um safári. Se você sabe que será uma menina, então um tema de fadas cor de rosa, com um bolo em forma de castelo seria ótimo!

Convites

Em breve estarei postando aqui alguns modelos de convites para você usar e que podem ser a inspiração para o tema do chá de bebê, pois considere o tema escolhido para a criação ou escolha do convite. O número de pessoas que você convida depende do espaço, do horário e do relacionamento da mãe com cada pessoa. Se você não tiver certeza, pergunte a outras amigas em seu círculo. Estarei fazendo o post nesta semana com mais detalhes sobre esse item do planejamento do seu chá de bebê.

Lista de presentes
Definir a lista de presentes e quem levará qual item é um desafio. Peça ajuda às organizadoras para que elas distribuam de forma aleatória. Se for convidar um casal lembre-se de só colocar 1 presente no convite. Estarei fazendo o post nesta semana com mais detalhes sobre esse item do planejamento do seu chá de bebê.

Alimentação e bebidas

Os lanches do chá de bebê podem ser simples. Por isso, é fácil arrumar um bufê com preços acessíveis ou você mesmo pode fazer os lanchinhos, e até mesmo fazer uma festa americana onde os convidados além do presentinho também leve um prato ou bebida. Pergunte sobre alergias alimentares ou necessidades dietéticas especiais, e também como a mãe se sente sobre servir bebidas alcoólicas durante a festa.

Ao definir os comes e bebes você precisará levar em consideração:
O horário (pode ser um café da manhã, almoço, chá da tarde ou mesmo um jantar ou petiscos a noite);
Quem será responsável pela alimentação: você ou os convidados ficarão encarregados de levar as comidas e bebidas?
Não se esqueça de alugar mesas e cadeiras para que todos possam ficar sentados durante o evento.
Haverá bebida alcóolica?
Não esqueça que guardanapos, copos, pratos, talheres e demais itens para servir são de responsabilidade das organizadoras!

Decoração do chá de bebê
Com o tema já definido é mais fácil e bastante divertido porque existem mil maneiras de decorar a festinha! Pode ser de varal de bodies (última moda) de papel, de eva ou mesmo de tecido, ursinho, chupeta, boneca, grávida, mundo dos doces, animais babies, cegonha…
Outra ideia é, ao invés de pensar em tema, definir somente as cores da decoração: rosa e marrom, azul e branco, lilás…
O que vale é a criatividade e quanto você está disposta a investir. Existem mil ideias que vão desde a decoração mais simples, com algumas bexigas, enfeites e docinhos, até decorações produzidas por uma empresa ou profissional especializado. Defina o valor e é hora de pesquisar!

Dentro do item decoração também é necessário decidir:
Bolo: pode ser de fralda, cenográfico ou de verdade;
Docinhos: podem ser temáticos ou mais simples como brigadeiros e beijinhos;
Lembracinhas: não é item obrigatório, mas além de ser um agrado para os convidados, dão um charme na decoração.

Lembrancinhas

O legal é tentar fazer brindes temáticos, que tenham relação com a decoração ou com o tema bebê. Os mais práticos são:

– pirulitos (aqueles em espiral coloridos são fofos e ainda podem fazer parte da decoração);
– saquinhos com balas sortidas ou de goma;
– bombons;
– lápis ou caneta personalizados;
– docinhos diferentes aos servidos na festa (pode ser um brigadeiro maior ou de outro sabor ou uma caixinha com 4 ou 6 docinhos para levar para casa).

No dia da festa
Separe um local para deixar os presentes que não devem ser abertos na hora. Tenha etiquetas e caneta em mãos para anotar o nome de quem trouxe o presente (isso se não houver a brincadeira para a mamãe adivinhar).
Uma das organizadoras deverá recepcionar os convidados.
O ideal é que a gestante já esteja na festa quando os convidados chegarem para que eles possam cumprimentá-la sem filas e tumultos.
Com a chegada dos convidados chegou a hora da festa! Comecem as brincadeiras e divirtam-se!
Estarei fazendo o post nesta semana com mais detalhes sobre as brincadeiras no dia do chá de bebê.


Boa diversão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário