segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A importância da água para o organismo humano

Olá pessoas lindas!

           A água é um componente essencial de todos os órgãos do corpo humano. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio é da ausência de água que mais o organismo sentirá falta, por isso, a importância de uma boa hidratação corporal.
Sem a água, nenhuma forma de vida conhecida sobreviveria. Em todos os organismos, ela atua em funções importantes que são essenciais para o funcionamento adequado de um organismo.
       No nosso corpo humano, essa substância exerce variadas atividades essenciais para garantir o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo como um todo. Dentre essas funções, podemos destacar o seu papel como solvente, garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas.


Benefícios da água:

  • ·         A água desempenha papel chave no sistema circulatório;
  • ·   Atua como meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias corpóreas;
  • ·   É essencial para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção (auxiliando no processo de detoxificação);
  • ·         Regula a temperatura corporal;
  • ·         Age como lubrificante em diversos órgãos e articulações;
  • ·         Recomenda-se entre 30 e35ml de água/kg de peso corpóreo por dia.


Curiosidades:

        Sem água, o corpo humano só continuará funcionando por 2 ou 3 dias;
   O corpo não possui condição para armazenamento de água, portanto a quantidade de água perdida a cada 24 horas deve ser reposta;
    A água ingerida é rapidamente absorvida, sendo de alta digestibilidade, 20 minutos após penetrar no estômago já está no intestino.
     Manter uma hidratação correta é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo, por isso,  é necessário consumir, ao menos, dois litros de água por dia.
    Quando não se consome as quantidade de água recomendadas e necessárias para o organismo, aumenta-se o risco de sofrer uma grande quantidade de problemas de saúde, como a falta da hidratação correta, que têm relação com os rins, além disso, pode-se sofrer também com problemas intestinais e circulatórios.

    A ausência de água possui efeito mais intenso sobre a capacidade do organismo em exercer uma tarefa do que a falta de quaisquer outros nutrientes;
   A redução entre 4 e 5% da água corpórea reduz 20 a 30% a capacidade de trabalho de órgãos e sistemas;
     Outros problemas que podemos apresentar pela falta de consumo de água são as dores fortes de cabeça (como as enxaquecas), posto que o cérebro e os olhos não estão recebendo a água necessária; a falta de hidratação destes órgãos pode provocar uma severa inflamação nas partes internas e posteriores dos olhos, o que pode causar a perda da visão. Os sintomas de uma desidratação pode ser câimbras, dor muito forte de cabeça, sensação de cansaço, fadiga, fortes dores musculares e frequentes mudanças de humor.
    As pessoas que realizam muitas atividades, seja no trabalho ou fazendo exercício, devem se hidratar com mais frequência e sem a necessidade de esperar sentir sede, visto que a falta de água no organismo pode ser a principal causa das cefaleias, assim como também perda de grande parte da capacidade de entendimento e rendimento físico e mental.

      A água é fundamental para que o intestino realize corretamente sua função, já que a falta de líquido torna a digestão muito mais lenta e por este motivo podem ocorrer acúmulos de dejetos ou fezes no intestino grosso, o que provoca a tão incômoda prisão de ventre. Se estes acúmulos permanecem muito tempo ali, causam inflamação e dores no cólon, nos casos mais graves podem apresentar infecções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário