segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Viajando de carro


Oi pessoas lindas!!!

As férias chegaram!!!  Nada melhor que viajar... Este ano resolvemos viajar de carro, pois pelos nossos cálculos será bem mais econômico, e como este ano tivemos muitos gastos com o nosso casamento, planejamos e optamos por essa opção.
Por isso, trouxe hoje algumas dicas para quem também estará viajando de carro como nós.
1-   Levante os gastos: Calcule com antecedência quanto irá gastar de gasolina e pedágio, isso facilitará o controle financeiro da viagem. Não se esqueça de separar também um dinheiro extra para eventuais imprevistos, como pneu furado, carro enguiçado, acidentes ou qualquer outro acontecimento inesperado.
2-   Verificar as condições do seu veículo:
·      Com antecedência de pelo menos 15 dias, leve seu carro a um mecânico de confiança e faça a revisão, assim caso necessite de algum reparo terá tempo suficiente de realizar.

3-   Faça uma checklist com as coisas que devem ser verificadas em seu veículo:
·       Verificar as luzes do carro (farol, luz de freio, piscas). Estes itens devem ser checados com atenção, pois uma simples lanterna queimada pode provocar acidentes.
·         Verificar o combustível e o nível de óleo no motor.
·  Atenção redobrada com os pneus, pois devem estar calibrados de acordo com as especificações do fabricante do veículo, inclusive o estepe.
·  Verificar todos os filtros do carro, incluindo filtro do óleo, filtro de ar e filtro do condicionador de ar.
·    Os cintos de segurança devem estar regulados e em condições de evitar impactos em acidentes.
·        Verifique se os limpadores de para-brisas estão funcionando corretamente.
·   Dê uma atenção maior ao sistema elétrico do carro, basta fazer a revisão do nível de carga da bateria e do funcionamento do desembaçador traseiro.
·    Verifique também freios, direção, suspensão.
  

4-   A Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo original ou cópia autenticada pelo DETRAN são documentos obrigatórios.
Tenha em mãos e em dia o documento do carro, a carteira de motorista, o cartão do seguro automóvel e seus documentos pessoais e de cada passageiro. Caso seja parado por algum motivo, os documentos serão exigidos e eles devem estar em dia para evitar problemas.

5-   Estude bem o trajeto que irá realizar:
Nós compramos um GPS (item que está muito difícil de encontrar devido aos celulares que já possuem essa tecnologia), levaremos os celulares carregados caso o GPS dê uma pane, levaremos também um mapa rodoviário e lógico já estudamos o trajeto através do nosso amigo Google Maps. Além disso, assistimos alguns vídeos do Youtube  de pessoas que viajaram de carro nesse mesmo trajeto que faremos e ficamos atentos às dicas, pois nada melhor do que ouvir quem já teve uma experiência anterior.
Procure pesquisar o caminho que você fará na estrada até o seu destino. Verifique a quilometragem, os postos de gasolina, os pontos para parada de descanso, onde ficam os radares possíveis de multa e confira o máximo de informações para facilitar o trajeto.

6-   Crianças devem ficar sempre em bancos traseiros:
·      Para transportar bebês, o bebê-conforto é o meio mais seguro e deve ser utilizado desde o nascimento até a faixa entre 9 kg a 13 kg, dependendo do fabricante. O assento deve ser instalado no banco traseiro, com a criança voltada para o vidro traseiro para evitar o efeito chicote em caso de colisão ou freadas bruscas.
·       Crianças de 1 a 4 anos e peso entre 9 kg e 18 kg devem usar cadeirinhas próprias, instaladas de frente para o movimento. As tiras devem ficar sempre acima dos ombros e ajustadas ao corpo da criança. A cadeira estará bem afixada se não se mover mais do que dois centímetros, do contrário, coloque um clipe ou trava de segurança.
·      Crianças de 4 a 10 anos e de 18 kg a 36 kg devem utilizar o assento de elevação ou booster, presas com o cinto de três pontas. Nesta posição elas ficam mais altas e protegidas no ponto correto, sem correr riscos, já que o cinto não foi fabricado para o seu tamanho.
·       Crianças com mais de 36 kg e 1,45m de altura podem utilizar normalmente o banco traseiro.

7-   Descanse bastante antes de fazer viagens longas, e faça refeições leves, evitando a sonolência. Para viajar, o motorista precisa estar descansado e com a saúde em dia, caso contrário os reflexos diminuem e as chances de acidente aumentam. Sem falar em bebidas alcoólicas que são completamente proibidas.
 Dirigir por muitas horas deve ser evitado. Se possível, faça o revezamento da direção do veículo com outro motorista durante o trajeto e faça paradas regulares, mesmo que não esteja cansado. No nosso planejamento iremos escolher um hotel para descansar e seguir no outro dia.
8-   Não saia na hora do rush: Imagine que desagradável será começar a viagem logo no horário de maior fluxo de carros no trânsito, isso fará com que a viagem seja mais longa e cansativa. Por isso, escolha um momento de menor movimento no trânsito para começar bem a sua viagem.

9-    No seu planejamento inclua quais paradas previstas querem fazer, outras paradas alternativas no caso de emergência  onde tenha de preferência um posto de gasolina. Faça paradas estratégicas: É melhor demorar um pouco mais para chegar ao seu destino final, do que chegar completamente estressado e esgotado. Por esse motivo, faça algumas paradas estratégicas para esticar as pernas, ir ao banheiro ou fazer um lanchinho.

10-    Tenha em seu carro um carregador para seu celular: é muito importante ele está sempre carregado durante todo o trajeto.

11-   O motorista tem que respeitar a sinalização e a legislação de trânsito.
12-   Se for alugar um veículo, leia atentamente as condições de locação definidas em contrato e não assine notas ou faturas em branco.
13-   E não se esqueça: o consumo de bebida alcoólica e medicação que afete os sentidos  é proibido para quem vai dirigir. Um médico deve ser consultado sobre o uso de medicamentos antes de pegar a estrada.
14-   Leve sempre um lanchinho (água, biscoito, salgadinho, fruta), mas cuidado para não ser nada que suje seu carro inteiro. Quando ficamos durante horas no meio do nada, sentimos muita fome, e também sede. Então, você deverá levar comida, água pra beber, talvez um suco, ou até mesmo latas de refrigerante, sempre é melhor prevenir!
15-    Leve Cds com músicas legais, que agrade toda a família, afinal não adianta deixar as crianças felizes e os pais desesperados. Se tiver DVD de carro também é uma boa!
16-    Deixe as crianças levarem algum brinquedinho para ajudar a passar o tempo.
17-    Tenha sempre no porta luvas uma caixa de lenços de papel ou papel higiênico, para emergências!
18-    É importante levar medicamentos básicos (remédio para dor e febre, antialérgico, entre outros que você achar necessário) e repelente.
19-    Livros só se o carro estiver parado, pois faz mal para a vista ler com o carro em movimento.
20-   Não ostente objetos de valor;
21-   Estacione em locais movimentados e iluminados, e nunca deixar objetos de valor dentro do carro de forma visível;
22-   Ande com pouco dinheiro. Lembre-se que nós estamos de férias, mas os ladrões não! Portanto não seja negligente com os cuidados para sua segurança.
23-   Enfim façam deste momento em que todos estão juntos, um momento especial e divertido.

Mais dicas:


 Seguindo essas orientações e mantendo sempre a velocidade indicada sua viagem de carro será um sucesso!

Boa Viagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário