segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dicas para a festa de casamento

Oi gente!!!

No dia do casamento, quase tão emocionante quanto o cerimonial religioso é uma recepção alegre com a presença de todos familiares e amigos. Que noiva nunca sonhou com isto no grande dia?

Pensando nas leitoras que estão à beira do altar e ainda não decidiram de que forma irão comemorar o enlace, aqui vão algumas dicas.
A recepção não é item obrigatório no casamento, mas para aqueles casais que optaram por oferecer uma festa para seus convidados, é fundamental definir qual o estilo de celebração vão querer.

Existem opções para todos os horários, estilos e orçamentos. O mais importante é que neste dia tudo saia perfeito.

Vamos às opções!

Em casamentos realizados pela manhã, uma boa opção é um "brunch", uma mistura de café da manhã com almoço. Com um cardápio leve, costuma ser uma recepção rápida onde, tradicionalmente, são servidos salgadinhos, sucos, coquetéis, tortas doces e salgadas, vinho branco e refrigerantes. Este tipo de celebração é uma confraternização simples, além do custo bem menor do que as festas tradicionais.





Para cerimônias realizadas por volta das 11 horas, o recomendável é oferecer um almoço. O cardápio fica por conta do estilo de sua recepção. O mais usual é servir dois tipos de pratos principais (uma carne e uma ave ou peixe) e acompanhamentos que possam servir os dois. Um bufê de massas pode ser uma opção mais barata. Para a sobremesa, um único tipo de doce, além do bolo.

Se você optar por uma cerimônia mais íntima e informal, pode usar a criatividade e oferecer uma recepção temática, como um casamento tropical com mesa de frutas, ou uma cerimônia árabe com pratos típicos, por exemplo. Basta usar a imaginação e dar seu toque pessoal.

Os casamentos no final da tarde, realizados até às 18 horas, pedem uma recepção simples, sem jantar. Apenas o coquetel é o mais aconselhável. Pode ser servido um menu com canapés, salgadinhos, torta salgadas, coquetéis, refrigerantes e chope. Não ofereça vinho, pois pedirá um jantar. Uma outra opção é o bolo e champanhe. Esta é uma opção coringa que, além de chique, é também bem mais barata e pode ser oferecida a qualquer hora, desde que antes das 18 horas.

As cerimônias realizadas após as 19 horas pedem uma recepção um pouco mais sofisticada. Para casamentos nesse horário, você tem duas opções: coquetel com pratos quentes ou jantar.

O coquetel com pratos quentes é uma celebração mais íntima e informal, embora não deixe de ser uma forma completa de receber convidados. Como entrada, sirva coquetéis e salgadinhos diversos. Posteriormente, são servidos os pratos quentes. As sobremesas vêm por último.

Fique atenta na escolha do cardápio. É recomendável que não sejam servidos alimentos que precisem ser manuseados por dois talheres, pois seus convidados comerão em pé. Massas ou carnes desfiadas são as melhores opções para este tipo de recepção.

Se você tiver um número maior de convidados e preferir uma recepção mais tradicional, o mais indicado é o jantar. Normalmente, o cardápio é composto por uma entrada, massa, prato principal e sobremesa. Antes, porém, é oferecido um coquetel. Há várias formas de se servir o jantar. Conheça alguma delas.

Americano - Este é um modo bastante informal. Os convidados se servem e comem de pé. Podem-se usar lounges como opção para que o evento fique mais descontraído. Desta forma, montar sofás, pufes e poltronas pelo ambiente é uma opção charmosa. É necessário distribuir também pontos de apoio para que os convidados coloquem copos e pratos. Como no coquetel, recomenda-se que não se sirvam pratos que precisem de dois talheres.

Franco-americano - Os convidados sentam-se em mesas e levantam-se para se servir na estação. Ao contratar o bufê, é preciso verificar se este oferece uma estação para cada 70 convidados em média, assim não se formarão filas na hora em que os convidados forem se servir.

À inglesa - Um pouco mais formal, este serviço pede que os convidados sejam servidos nas mesas, pelos garçons, que trazem da cozinha os pratos já montados.

À francesa - Mais requintada entre todas as formas de servir, num jantar à francesa os convidados são servidos nas mesas pelos garçons, que montam os pratos nas próprias mesas, ou em aparadores próximos.

Para que sua festa seja perfeita, preste atenção:

# Doces finos e o bolo não podem faltar.
# Boa música é fundamental para animar a festa. Pode ser mecânica ou ao vivo.
# Uma bonita decoração sempre deixa o ambiente mais alegre e especial.
# Não deixe faltar bebida.
# Na hora de contratar os serviços para seu casamento, peça indicações, referências e cheque nos órgãos de defesa do consumidor. Tudo isso garantirá sua tranqüilidade na hora de celebrar o grande dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário