quinta-feira, 24 de março de 2016

O que é a Páscoa e o motivo de dar ovos de chocolate

Oi gente!!!

Todos nós sabemos que a Páscoa não é só chocolate, conheça o sentido real da Páscoa e o motivo que as pessoas presenteiam com ovos de chocolate:

A Páscoa surgiu entre os pastores nômades na época pré-mosaica, anterior ao profeta Moisés, que festejavam a chegada da primavera.

O Pessach – a festa da Páscoa judaica – significa a passagem da escravidão para a liberdade, comemorada numa cerimônia para relembrar e louvar a libertação dos hebreus depois de um longo período de escravidão no Egito.

Considerada a Festa da Libertação, a Páscoa é a maior festa entre os cristãos que celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Nela se comemora a passagem de Cristo “deste mundo para o Pai”, da “morte para a vida” e das “trevas para a luz”.

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA

A Páscoa é repleta de símbolos importantes e, mesmo em diferentes países e culturas, muitos deles estão sempre presentes nos rituais. Conheça alguns desses símbolos e o que representam:


                                                                              Ovos


Dar um ovo de presente significa desejar que a vida se renove para a pessoa que o recebe; simboliza fertilidade e nova vida.




                                                                            Círio Pascal


O Círio é uma grande vela onde estão inscritas as letras gregas alfa e ômega, simbolizando que Cristo é o princípio e o fim, e a luz.

                                                                                Cruz

A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo. Não é somente um símbolo da Páscoa, mas também um símbolo da fé católica.


                                                     Colomba ou pomba da paz

Colomba pascal é um bolo preparado com ricos ingredientes em formato de pomba da paz, que simboliza a vinda do Espírito Santo.





                                                                      Coelho

O coelho é um símbolo de fertilidade. Como se reproduz rapidamente e gera muitos filhotes, representa a fecundidade e a reprodução constante da vida e também a Igreja, que pode ter novos discípulos sempre.

                                                                  Cordeiro

O cordeiro simboliza, para os cristãos, o próprio Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que foi crucificado para pagar os pecados dos homens.





                                                              Pão e Vinho

Representando o seu corpo e seu sangue, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor e ofereceu aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.



O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentais e coloridos, verdadeiras obras de arte, começou na antigüidade para representar a alegria da ressurreição.

Conta a lenda que uma mulher muito pobre teria colorido alguns ovos e os escondeu para que seus filhos os achassem na manhã de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se a história de que o coelho teria trazido os ovos. Posteriormente, os ovos pintados foram substituídos por ovos de chocolate, tradicionalmente um presente recheado de significados. Além das toneladas de chocolate, devemos adoçar nossas vidas com boas idéias, que possam germinar novas descobertas. É também nesse período que devemos refletir sobre a culpa, o perdão, a vida, o amor, a morte, a penitência, a solidariedade e a liberdade. Acreditar nessa simples possibilidade já faz da Páscoa um momento muito feliz.

FELIZ PÁSCOA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário