sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Organização pessoal... Minha agenda 2015

Oi gente!!!

Tem uma coisa que não consigo viver sem: é uma agenda. Ela é fundamental para a minha organização pessoal e profissional. Ela serve para lembrar-me de compromissos que devem ser feitos, no planejamento do meu dia  ou  lembrar de projetos importantes. Pois, quem tem uma vida agitada acaba esquecendo de muitos detalhes. Então, por isso ela é minha companheira. Tenho uma agenda virtual no celular, que é super prática, e uma de papel, para carregar para todos os lados. 

Gosto da virtual, mas não consigo ficar sem a de papel: Não tem jeito! Ela vive comigo e vai para quase todos os lugares que vou.

Neste ano, pesquisei, pesquisei mas só achei na papelaria uma agenda com um jeitinho meio adolescente, pois as outras mais adultas não entram no perfil do jeito de agenda que gosto. A primeira coisa que olho numa agenda quando vou comprá-la é a cor da página, se for branca tá fora! Porque como sempre fica dentro da minha bolsa, se for branca em pouco tempo estará encardida ou manchada, aí esteticamente não dá! Outra coisa é possuir uma folha por dia, pois vida de professora tem muitos detalhes para serem executados no decorrer do dia, então... uma página por dia.

Olha a foto da minha agenda:

Gosto de fazer controle das minhas dívidas, por isso criei mini planilhas onde fixo-as na agenda e vou controlando o que devo em cada cartão de crédito. 

Além disso, tenho uma planilha das dívidas de cada mês, para controlar bem o orçamento mensal:

Este ano comprei uma mais compacta, para não ocupar muito espaço na bolsa. Mas lembre-se que sua agenda não é para fazer listas e mais listas de tarefas! Ela é para lembrar compromissos importantes, mas lógico que cada um usa para a finalidade que quiser, isso é bem pessoal. Mas o ideal para quem gosta de anotar rotinas e fazer muitas listas é ter um caderno de organização (desde o ano resolvi adotar um,  em breve farei um post sobre ele).

Mas não adianta você ter uma agenda seja ela virtual ou de papel, se não tem o hábito de consultá-la pelo menos 1 vez ao dia, de preferência pela manhã ou antes de sair de casa.

Mas como saber se devemos colocar um item na agenda?

Simples: se o compromisso tem dia e hora para serem executados e são importantes para você, certamente devem estar na agenda. Compromissos importantes geralmente são os que, caso os percamos, sofreremos uma grande mancha em nossa imagem.

Você também pode colocar pequenos lembretes importantes, como lembrar  de pagar algumas contas. Gosto também de colocar post-it, pois assim que executo é só amassar e jogar no lixo ou mesmo fixar em outro lugar.

Muitas pessoas gostam de transformar a agenda em diário, mas devemos lembrar que a agenda não foi feita para tal finalidade, mas se a sua agenda tem bastante espaço sobrando você poderá sim escrever detalhes importantes do seu dia. Mas se a sua vida é agitada, com certeza, muitos detalhes e muitas anotações pessoais sobre o seu dia, poderão atrapalhar uma futura consulta.

Em todo caso não é recomendável misturar uma agenda e um diário no mesmo objeto por não ser prático.

Essas foram algumas dicas para o uso de uma agenda de forma a ajudar na sua organização, mas não existem regras e você poderá usá-la da forma que achar conveniente. 

Mas se você ainda está indeciso (a) sobre qual melhor tipo de agenda para você veja a seguir alguns tipos de agenda:

Agenda diária

Há vários tipos de agenda. A mais comum facilita o erro de listar várias tarefas que não precisam ser realizadas no dia, pois sua divisão é feita em intervalos de minutos. Talvez ela seja útil para médicos que precisam atender vários pacientes em fila, mas é um fracasso para o administrador ou a pessoa devotada em viver uma vida com menos estresse.
Mas também tem a agenda diária sem horário, que são mais comuns. Que é interessante para quem gosta de fazer muitas anotações diárias.

Agenda semanal

Também tem a agenda semanal, muito útil. Seus espaços são reduzidos, o que nos força a selecionar os compromissos realmente importantes a serem agendados, além de nos dar uma perspectiva completa das atividades ao longo da semana. O que facilita o gerenciamento das prioridades.

Agenda mensal

Também há as agendas mensais. Elas são muito úteis para nos lembrar com antecedência de algum evento que merece preparação elaborada.

Agenda virtual

Muito prática para quem acessa o e-mail diariamente, a minha é do Yahoo, gosto muito e ainda você pode solicitar que ela envie lembretes para o seu e-mail. Muitos celulares e tabletes também já possui uma agenda eletrônica que são fáceis de usar e muito práticas.

Independente do tipo de agenda que você usa ou começará a usar o importante é ter um instrumento ou recurso que forneça meios para facilitar sua vida e ajude na sua organização diária.

E vocês como organizam sua agenda? Que tipo prefere? Deixe seu comentário e ajude quem está querendo decidir a melhor forma de organizar-se  e lembrar de seus compromissos importantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário